quinta-feira, 1 de maio de 2008

Alguns Peixes de Água Salgada














Nome vulgar: Carapau


Nome científico: Trachurus trachurus
Família: Sparidae


Ordem: Perciformes


Meio ambiente:Pelágico; Oceânico; pH: Profundidade: Clima: Sub Tropical.Temperatura: 8 - 24°C;



Forma grandes cardumes nas zonas costeiras com substrato arenoso. Dividem-se em dois grupos, os da zona Oeste e os da zona do mar do norte. Os da zona oeste procriam desde a Baia da Biscaia até a Irlanda, os do Mar do Norte na zona sul desse mar. As fêmeas dão 140.000 ovas, e desenvolvem-se em larvas de 5mm

Alimentação:
alimentam-se geralmente de peixes mais pequenos, crustáceos e inveterados.



Reprodução:
Primavera/Verão.
Isco:
iscados preferencialmente com camarão ou pedacinhos de peixe, iscos artificiais
Captura:
Pesca-se ao fundo ou à bóia com mais de um anzol .














Nome vulgar: Corvina

Nome científico: Argyrosomus Regius
Família: Sparidae



Meio ambiente: Oceânico; grande imersãopH:
Profundidade: 5-50m Metros









Clima: Temperado.Temperatura: 8 - 24°C;









Corvina:
tamanho máximo até 2,30m comum em Portugal, vivem tipicamente no fundo. Aparecem quase sempre em locais arenosos ou de cascalho. Raramente circulam sobre pedras. Estão entre as espécies mais procuradas por quem gosta de trabalhar com iscas naturais de fundo.O tamanho pode exceder os 70 cm. Alimentam-se de camarões, pequenos peixes, caranguejos e mariscos dos mais variados tipos. São amareladas, com reflexos dourados.Pesca-se a partir de praias ou pontões, com material médio e linhas entre 0,35 e 0,45 , de preferência canas de carbono ou grafite, iscadas com camarão, caranguejo, pequenos peixes e lula ou choco - mas prefere a isca viva. Quando ferradas, em pescarias embarcadas, procuram sempre voltar ao fundo, dando várias descidas com as linhas até cansarem. Normalmente engolem anzóis. os juvenis (rabetas) penetram em estuários e lagoas costeiras.


Alimentação:
peixes como a sardinha, cavala, tainhas, e ainda crustáceos.
Reprodução:
durante o Verão.



Isco:
gosta de iscos vivos como caranguejos pilados ou outros, sardinha, camarão, lula, choco e também pode ser capturada com amostras tipo zagaia.














Nome vulgar:Robalo




Nome científico: Dicentrarchus labrax
Família: Moronidae








Ordem: Perciformes








Meio ambiente:OceânicopH:








Profundidade: - 10m Metros








Clima: Temperado.








Temperatura:8 - 24°C;




Robalo
Predador voraz que pode chegar até aos 11kg, e medir cerca de 100cm. Muito frequente nas nossas costas, e penetra com frequência nos estuários; forma cardumes compactos para a reprudução. Gosta de fundos baixos constituidas-dos por lages(rochas planas e rasas no fundo), e de fundos de areão, preferindo águas agitadas com arrebentação para se alimentar. Existe outra especie de robalo chamada vária ou baila, este ao contrario do robalo comum tem pequenas manchas pretas dispersas sobre o dorso e os flancos




Alimentação
Pequenos peixes e de uma grande variadade de invertebrados (camarões, caranguejos, lulas, etc...).
Reprodução
de Janeiro a Março. Atinge a maturidade sexual no segundo ano para o macho(23 a 30 cm), e no terceiro ano para as fêmeas(31 a 40 cm).




Isco
Poderá utilizar para sua captura, sardinha, caranguejo, brocha de polvo, lula, lingueirão, camarão, sardinha, camarão da pedra vivo, casulo, ganso e mexilhão. Podem-se utilizar amostras artificias de peixes de borracha, plástico ou metal para se pescar neste caso ao corrico.




Captura
As técnicas de pescar o robalo são numerosas, algumas aplicáveis também a outros peixes, com a pesca à bóia, pesca com chumbadinha, surf-casting, pesca à pluma, buldo (bóia de água) e spinning. Há ainda a considerar aquilo a que podemos chamar "regionalismos", pois quase todas as zonas costeiras possuem a sua forma típica de pesca, que no entanto será em principio válida em outros locais. Na pesca em geral, e nomeadamente na do robalo, as condições meteorológicas, o estado do mar, a hora do dia, a altura das marés em função das fases da Lua, tudo é importante. Como em tudo na vida e também na pesca, é a experiência e a forma como estamos apetrechados para enfrentar as dificuldades o principal argumento para o êxito.




Pesca com bóia ao Robalo




O robalo é um peixe que gosta de de águas oxigenadas, captura as presas nas áreas de rebentação, a pesca com bóia junto das rochas é por isso válida e eficaz. algumas montagens que se podem utilizar nete tipo de captura.








Nome vulgar: Safio



Nome científico: Conger conger
Família: Congridae



Ordem: Anguilliformes



Meio ambiente:OceânicopH:



Profundidade: - até 500m Metros



Clima: Temperado.



Temperatura: 8 - 24°C;
Safio-Congro O safio tem o corpo em forma de serpente, com uma só barbatana resultante da fusão das barbatanas dorsal, caudal e anal. Boca grande lábios grossos que escondem duas fileiras de dentes. A sua cor varia entre o negro e o cinzento de acordo com o sexo e a profundidade. O congro é o safio já na sua fase de maior dimensão.Atinge um tamanho máximo de 3 metros de comprimento e cerca de 45kg de peso. Vive em fundos rochosos em fendas e buracos. Podendo viver a profundidades superiores a mil metros. Actualmente em Portugal é pouco abundante, e considerado uma especie ameaçada.



Alimentação Crustáceos, peixes e cefalópodes (lulas, chocos, polvos). Alimenta-se durante a noite, saindo da sua toca, e voltando posteriormente.



Isco
para o capturar pode-se utilizar sardinha, lula, cavala, choco.
Nota- Recomenda-se algum cuidado na sua pesca, fica vivo por muito tempo e pode morder causando feridas de grande gravidade.

















Nome científico: Diplodus sargus


Família: Sparidae


Ordem: Perciformes


Meio ambiente:Oceânico; grande imersãopH: Profundidade: 5-50m Metros


Clima: Temperado.


Temperatura: 8 - 24°C;
Sargo
Pode atingir até 25 cm de comprimento e 3,5kg, há várias especies de sargo como o sargo legitimo, o sargo veado e o olho-de-boi ou safia. Muito frequente nas nossas costas em fundos rochosos e também fundos de areia onde é menos frequente. O sargo é um peixe marisqueiro. Pescar com facilidade o sargo, exige que o pescador vá de munido de iscos como a gamba e o camarão. No entanto também se obtêm bons resultados iscando com vermes e moluscos bivalves nomeadamente o berbigão e o caranguejo mole e o de dois cascos. É pescado à bóia e ao fundo em qualquer altura do ano, sendo condições boas, por excelência, para pescar os maiores as marés vivas e os pesqueiros de fundo rochoso.


Alimentação:
carnívoro(larvas, crustáceos e moluscos.


Reprodução:
de Abril a Junho. Maturidade sexual atingida ao fim de um ano(cerca de 10cm).


Isco:
para o capturar poderá utilizar ameijoa, berbigão, camarão, longueirão, minhoca ou caranguejo.









Nome vulgar: Tainha
Nome científico: (Varia em função da espécie)
Família: Mugilidae
Ordem: Perciformes
Meio ambiente: OceânicopH:
Profundidade: - 15 Metros
Clima: Temperado.
Temperatura 8 - 24°C;
Tainha:Peixe com corpo alongado, cabeça larga e chata com boca pequena. Muito abundante em toda a costa Portuguesa e também em estuários, lagoas e rios; Há várias especies de taínhas como o garrento, fataça, olhalvo e liça.
Espécie dificil de capturar por ser bastante desconfiada, analisando bem o que vai comer nunca engole a isca de uma só vez mas dando pequenas trincas na mesma, é frequente trincar a isca e depois cospir.
Tainha-liça, Tainha-beiçuda, Tainha-negrão (C), Tainha, Muja (A), Tainha (M): Chelon labrosusTamanho: Max. 60 cm.Habitat: Águas costeiras e interiores.Tainha-garrento, Garrento, Tainha-amarela (C), Tainha (M): Liza aurataTamanho: Max. 45 cm, comum 30 cm.Habitat: Águas costeiras pouco profundas, lagoas e estuários.Tainha-fataça, Fataça do Ribatejo, Moleca (C), Tainha (M): Liza ramadaTamanho: Max. 40 cm, comum 28 cm.Habitat: Águas frias costeiras, algumas vezes em estuários.Pesca-se no Tejo ao corrico com bóia de água, fateicha e com minhoca do mar. Tainha-de-salto (C): Liza saliensTamanho: Max. 35 cm.Habitat: Águas costeiras e interiores, lagoas e estuáriosTainha-olhalvo, Mogueira, Olhalvo (C): Mugil cephalusTamanho: Max. 120 cm, comum 50 cm.Habitat: Águas costeiras , estuários, lagoas e rios.
Alimentação: peixe omnívoro alimenta-se de pequenos vegetais(algas), de invertebrados e de detritos variados que extraem dos sedimentos e filtram graças as suas branquicténias. De uma forma geral alimenta-se de quase tudo.Reprodução: no mar de Julho a Novembro, variando a época de reprodução com a temperatura da água. Maturidade sexual no terceiro ano(nos machos), e no quarto ano no caso das fêmeas.Isco: para capturar a melhor isca é a sardinha em pequenos filetes e por vezes tambem camarão. pode-se usar também Minhoca, Ganso, Casulo, Bolinhas de pão.
Tamanho mínimo de captura - 20Período de pesca - Todo o ano.Localizações em Portugal - Rios Coura, Douro, Guadiana, Mira, Mondego, Sado, Tejo e Vouga, e nas ribeiras do Oeste até ao Algarve.



Nenhum comentário: